COMBOIO DE SAL E AÇÚCAR

Sinopse

Moçambique, em plena guerra civil, o comboio que liga Nampula ao Malawi é a única esperança para centenas de pessoas dispostas a arriscar a própria vida numa viagem de comboio para garantir a subsistência das suas famílias. Uma viagem que decorre a 5km/h por trechos de linha sabotados, deixando completamente vulneráveis todos os que nele viajam e que procuram esperança em tempo de guerra. A história de Mariamu, passageira frequente, que continua a fazer a mesma viagem para poder levar sal do litoral de Moçambique e na volta trazer açúcar do Malawi. Da jovem enfermeira Rosa, a caminho do hospital onde foi colocada, que vive pela primeira vez a realidade da guerra. E do Tenente Taiar cuja única realidade que conhece é a vida de militar. Comboio de Sal e Açúcar é uma história de amor em tempos de guerra, uma viagem a bordo de um comboio de mercadorias que não leva apenas pessoas mas sonhos.

Ficha Técnica

Drama social e de guerra – Portugal/França/Moçambique/Brasil

Filmado em agosto e setembro de 2015 em Moçambique, na África, é uma das primeiras co-produções brasileiras a ter o aporte simultâneo dos fundos EUROIMAGES e IBERMEDIA, além de aportes do Instituto de Cinema de Portugal (ICA) e CNC da França. O filme é dirigido pelo brasileiro Licínio Azevedo, que vive em Moçambique há mais de 30 anos e chegou a realizar filmes junto com Ruy Guerra. Seu filme anterior, “Virgem Margarida”, foi selecionado em mais de 15 festivais internacionais.

Empresas produtoras: Ukbar Filmes (Portugal); LesFilms de l’Étranger(frança), Ébano Multimedia (Moçambique) e Panda Filmes (Brasil)

Financiamento: FSA

Edital brasileiro selecionado: FSA – Prodav 4

Previsão de lançamento: 2018

Diretor: Licínio Azevedo

Produtor: Pandora da Cunha Telles; Beto Rodrigues; Tatiana Sager

Elenco: 
Thiago Justino
Aquirase Nipita
Melanie de Vales
Hermelinda Simela
Tunecas Xavier
Horacio Guiamba
Sabina Rafael

CRÍTICAS:

“Foi a primeira vez que um filme moçambicano passou pela Piazza Grande, e a estreia não desapontou. (…) Trata-se de uma história com laivos de western, com diversas referências, de Apocalypse Now a Train de Vie, e até Fitzcarraldo.”
NICOLA FALCINELLA, LA PROVINCIA, 11.08.2016                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
“A Piazza Grande oferece bom cinema com Comboio de Sal e Açúcar, um grandioso filme de Moçambique. Uma obra espectacular, entre os filmes mais apelativos vistos nos últimos anos. (…) Um filme que merece aplausos por assinalar um novo caminho para o cinema africano.”
ALESSIA BERGAMASCHI, GIORNALE DEL POPOLO 11.08.2016                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
“O filme não se centra nas causas dos conflitos, preferindo focar-se nos eventos humanos dos passageiros, cada um com a sua bagagem de vida e suas esperanças para o futuro, apesar da situação complexa. (…) A história é linda e bem desenvolvida.”
UGO BRUCAPORCO, LA REGIONE, 11.08.2016

Notícias

Fotos

Prêmios e Indicações

Copyright 2015 - Panda Filmes - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb