8ª edição do Festival de Verão chega ao fim

23 de março de 2012

A 8ª edição do Festival de Verão, com patrocínio da Petrobras e Sbardecar, teve uma grande sessão de encerramento. O filme “Febre do rato” foi exibido na sala Paulo Amorim com a presença do diretor Claudio Assis e de uma das atrizes, Mariana Nunes – que admiraram uma sessão completamente lotada.

Terceiro longa de Claudio Assis, “Febre do Rato” foi o filme mais premiado no Festival de Paulínia de 2011. Ao todo, foram oito estatuetas Menina de Ouro (Filme, Prêmio da Crítica, Ator, Atriz, Fotografia, Montagem e Direção de Arte) além de R$ 370 mil em prêmios. Seu primeiro longa-metragem, Amarelo manga, foi o melhor filme nos Festivais de Brasília e Toulouse e premiado pela Confederação Internacional de Cinemas de Arte e Ensaio no Festival de Berlim.

Também ao longo do festival, os cinéfilos puderam conferir mostras totalmente gratuitas, que exibiram títulos produzidos em Portugal e na França. Os espectadores assistiram a filmes de Manoel de Oliveira e João Botelho, principais diretores portugueses da mostra. Títulos infantis também foram exibidos gratuitamente para crianças de escolas públicas – uma das ações de desdobramento social do Festival de Verão.

Deficientes visuais integraram o total dos espectadores dessa 8ª edição. A sessão de inclusão, com a exibição do filme Em teu nome, de Paulo Nascimento, foi direcionada especialmente a eles. O título foi audiodescrito por Marilaine Costa, roteirista e produtora da obra, de forma a torná-la acessível à parcela significativa da população que possui deficiência visual. O bate-papo com Marilaine, após a sessão do filme, mostrou a importância da audiodescrição, recurso ainda pouco utilizado no cinema. Além da presença do diretor e de parte da equipe do filme, Fernanda Moro, Marcos Verza e Leonardo Machado estavam presentes.

Com um número significativo de público na Capital, a 8ª edição contou também com expressivo número de espectadores na região metropolitana, principalmente na cidade de Guaíba e, no litoral gaúcho, na cidade do Cassino.

O Festival de Verão do RS de Cinema Internacional integrou, no total, 12 salas ao seu circuito exibidor, promovendo sessões e atividades paralelas gratuitas para o público. Convidados como o ator João Miguel e o diretor Cao Hamburger, do filme “Xingu”; Julia Murat, diretora do título “Histórias que só existem quando lembradas”; e Gonzalo Lamela, diretor de “O último carnaval” participaram das “Sessões Petrobras – Diálogos com o Público”, organizadas com o intuito de explorar, a partir de um bate papo com os diretores e produtores dos títulos da programação, melhor a temática e a técnica dos filmes.

Casa Vazia, dirigido por Giovani Borba, é selecionado para Goes do Cannes Marché du Film

17 de junho de 2021

Depois de participar, em março, do mercado de filmes do Festival Internacional de Cinema de Santiago (Sanfic 2020), o novo filme Casa Vazia, de Giovani Borba, produzido pela Panda Filmes, participa no próximo mês da nona edição Sanfic Industria Goes to Cannes.  Ao lado de outras 25 produções audiovisuais, entre europeias e asiáticas, Casa Vazia será exibido em julho neste evento de mercado de filmes em pós-produção (Marché du Film), que faz parte do tradicional Festival de Cannes.

Panda Filmes lança quatro produções em 2018 e avança no mercado cinematográfico

14 de outubro de 2018

Novidades

Fundada em 2002 em Porto Alegre, a Panda Filmes, que já teve mais de 20 títulos lançados, comemora os resultados […]

A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz no interior do RS nesse sábado (9)

6 de junho de 2018

Novidades

Primeira produção brasileira totalmente falada em portunhol, A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz  no interior do RS nesse […]

Copyright 2015 - Panda Filmes - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb