Artigas será lançado pela Panda Filmes
3 de janeiro de 2013
O idealismo revolucionário é um pensamento que sempre dominou a história do continente latino-americano desde o Descobrimento. Com o filme “Artigas – La Redota” um novo capítulo da História do continente é desvendado a partir do retrato do caudilho uruguaio José Artigas.
Dirigido por César Charlone (indicado ao Oscar de Fotografia por “Cidade de Deus” e co-diretor de “Banheiro do Papa”), o filme se passa em 1884, quando o pintor Juan Manuel Blanes (Yamandú Cruz) recebe a ordem de fazer um retrato de José Artigas, morto há 34 anos. O único registro encontrado pelo pintor é um desenho feito 70 anos atrás pelo espião espanhol Guzmán Larra, que havia tentado matar Artigas. Com histórias separadas pelo tempo, Blanes e Larra tentam encontrar o líder que deu origem ao movimento nacionalista do Uruguai na marcha conhecida como La Redota.
A busca dos personagens é uma procura compartilhada pelo próprio diretor em direção aos símbolos do continente. “Nas escolas e repartições públicas do Uruguai, há o retrato do heroi José Gervasio Artigas. Se ele é uma figura emblemática, por que há tantas histórias desencontradas?”, questiona-se o diretor uruguaio radicado no Brasil.
“Artigas – La Redota” faz parte do projeto Libertadores, realizado pela Televisão Espanhola (TVE). A emissora patrocinou a produção de oito longas em homenagem ao bicentenário dos eventos revolucionários que resultaram na libertação do continente americano.
“Fizemos o filme para provocar a reflexão e o debate”, afirma Charlone. “E também para entreter as pessoas, para que elas se divirtam vendo um filme que se dedica a investigar, imaginar e a recriar um mito de nosso continente.”
O filme será distribuído pela Panda Filmes nesse ano de 2013 e será exibido em diversas salas do Rio Grande do Sul.
17 de junho de 2021
Depois de participar, em março, do mercado de filmes do Festival Internacional de Cinema de Santiago (Sanfic 2020), o novo filme Casa Vazia, de Giovani Borba, produzido pela Panda Filmes, participa no próximo mês da nona edição Sanfic Industria Goes to Cannes. Ao lado de outras 25 produções audiovisuais, entre europeias e asiáticas, Casa Vazia será exibido em julho neste evento de mercado de filmes em pós-produção (Marché du Film), que faz parte do tradicional Festival de Cannes.
14 de outubro de 2018
NovidadesFundada em 2002 em Porto Alegre, a Panda Filmes, que já teve mais de 20 títulos lançados, comemora os resultados […]
6 de junho de 2018
NovidadesPrimeira produção brasileira totalmente falada em portunhol, A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz no interior do RS nesse […]