Amor? segue em cartaz em Porto Alegre
24 de maio de 2011
Vencedor do Prêmio do Júri Popular e do Prêmio Vagalume do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Amor? chega às telas do Rio Grande do Sul no próximo dia 27 de maio. Nem ficção, nem documentário, o longa é um híbrido dos dois. Para relatar relacionamentos amorosos em que a violência é parte do cotidiano, independente da forma em que se apresenta, atores reproduziram depoimentos verdadeiros colhidos de vítimas dessas relações, baseadas em ciúmes, culpa, paixão e poder.
A opção do diretor João Jardim, consagrado por filmes como Janela da Alma, Pro Dia Nascer Feliz e Lixo Extraordinário, foi escolhida devido à delicadeza do tema. “Até pensei em mostrar os verdadeiros personagens na tela, mas, além da privacidade de cada um, havia a privacidade do parceiro de quem falavam. Além disso, havia também questões legais. Poderíamos ou não expor estas pessoas a esta situação? Então, optei por convidar atores. Por isso, Amor? não é um documentário. Nem ficção. É impossível de classificá-lo”, afirmou o diretor.
Para reproduzir a vivência destas pessoas na tela, o time de atores, a maioria experientes, ensaiou antes de gravar os trechos de depoimentos selecionados, mas não pesquisou sobre seus personagens. A ideia do diretor era ter atuações livres, para que o elenco pudesse incorporar as histórias. A lista inclui nomes como Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Julia Lemmertz, Ângelo Antônio, Fabiula Nascimento, Mariana Lima, Silvia Lourenço, Cláudio Jaborandy e Leticia Collin.
Para o processo de pesquisa e seleção dos entrevistados, Jardim contou com o trabalho de Renée Castelo Branco. A fase de pesquisas, realizada em centros, organizações e delegacias, consumiu um ano de trabalho. Foram gravadas 50 entrevistas. Destas, oito foram selecionadas para serem interpretadas pelos atores.
O filme estreou em abril em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santos, Salvador e Fortaleza. Em Porto Alegre, o longa foi exibido durante o 7º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional e terá uma sessão de pré-estreia para convidados no próximo dia 19 de maio, às 21h30 no Unibanco Arteplex. Amor? é uma produção da Copacabana Filmes, coprodução Fogo Azul Filmes, GNT e Labocine e conta com patrocínio da AVON. Outras informações, fotos e trailer no site http://www.amorofilme.com.br/index.php.
17 de junho de 2021
Depois de participar, em março, do mercado de filmes do Festival Internacional de Cinema de Santiago (Sanfic 2020), o novo filme Casa Vazia, de Giovani Borba, produzido pela Panda Filmes, participa no próximo mês da nona edição Sanfic Industria Goes to Cannes. Ao lado de outras 25 produções audiovisuais, entre europeias e asiáticas, Casa Vazia será exibido em julho neste evento de mercado de filmes em pós-produção (Marché du Film), que faz parte do tradicional Festival de Cannes.
14 de outubro de 2018
NovidadesFundada em 2002 em Porto Alegre, a Panda Filmes, que já teve mais de 20 títulos lançados, comemora os resultados […]
6 de junho de 2018
NovidadesPrimeira produção brasileira totalmente falada em portunhol, A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz no interior do RS nesse […]