Mostra Alain Resnais é atração do segundo dia do festival
3 de junho de 2014
Filmes de Alain Resnais (1933-2014) serão exibidos em 35mm. Diretor do clássico dos anos 60 “Hiroshima, Meu Amor”, Resnais é uma referência na história do cinema francês moderno. Participou, ao longo dos anos 60, do movimento “nouvelle vague”, na França, ao lado de diretores como Jean-Luc Godard, Jacques Rivette e Francois Truffaut.
Depois da exibição dos filmes do cineasta francês Alain Resnais (1933-2014) na Avant-première do 9° Festival Internacional de Cinema do RS, realizada no mês de dezembro, em Porto Alegre, a Panda Filmes traz para a mostra cinematográfica uma programação especial com filmes em 35mm do diretor, realizados entre as décadas de 50 e 90.
Resnais conquistou fama e prestígio com dois marcos do cinema moderno, criados em torno de investigações sobre a memória: Hiroshima, Meu Amor, de 1959, – seu primeiro longa-metragem de ficção – e O Ano Passado em Marienbad, de 1961. Ao longo dos anos 60, participou do movimento de renovação do cinema francês, ao lado de diretores como Jean-Luc Godard, Jacques Rivette e Francois Truffaut – esse último homenageado na 8ª edição da mostra de cinema.
A estrela da escola francesa da “nouvelle vague” faleceu nesse ano de 2014, deixando quase 50 filmes para a memória dos cinéfilos. Entre suas obras mais conhecidas, estão “A guerra acabou”, “Providence”, “Smoking e no smoking” e “Ervas Daninhas”.
Ao longo da carreira, Resnais ganhou cinco prêmios César (três de melhor filme, dois de melhor diretor), dois Ursos de Prata em Berlim, três prêmios no Festival de Veneza, um BAFTA e um prêmio especial do júri em Cannes, entre outros.
A primeira exibição dos filmes que compõem a Mostra Alain Resnais será realizada na quinta-feira (05.jun), no Cinebancários, às 19h.
Endereço: Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/RS
Telefones: (51) 3433.1204 / 05
E-mail: cinebancarios@sindbancarios.org.br
Site: www.cinebancarios.sindbancarios.org.br
17 de junho de 2021
Depois de participar, em março, do mercado de filmes do Festival Internacional de Cinema de Santiago (Sanfic 2020), o novo filme Casa Vazia, de Giovani Borba, produzido pela Panda Filmes, participa no próximo mês da nona edição Sanfic Industria Goes to Cannes. Ao lado de outras 25 produções audiovisuais, entre europeias e asiáticas, Casa Vazia será exibido em julho neste evento de mercado de filmes em pós-produção (Marché du Film), que faz parte do tradicional Festival de Cannes.
14 de outubro de 2018
NovidadesFundada em 2002 em Porto Alegre, a Panda Filmes, que já teve mais de 20 títulos lançados, comemora os resultados […]
6 de junho de 2018
NovidadesPrimeira produção brasileira totalmente falada em portunhol, A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz no interior do RS nesse […]